Saturday, May 19, 2007

Spidey 3




É com carinho que vou tratar este Spider-Man 3. Não é facto de quere ser difrente aos que dizem serem criticos nas páginas do Dn ou nos vários blogues/sites que frequento, tráta-se apenas pelo facto de ter gostado do filme. O filme aborda váias temáticas mas só 3 parecem-me relevantes. Amor, Amizade e Vingança. E pergunto-me se está ultima justifica as duas primeiras. A resposta é não. Mesmo antes do Amor ponho a Amizade. Um elo de forte ligação que me une a várias pessoas e me fazem soltar um sorriso, ou muitos. Tal como Peter Parker e Harry Osborn. Peter (T. Maguie) entra numa crise existencial novamente (ok , nada de novo mas aguenta-se), a sua namorada perde a esperança na relação, o seu melhor amigo quer vingar a morte do pai, o novo suspeto do homicidio do seu tio entra em acção e traz consigo kilos de areia, um novo reporter quer roubarlhe o lugar de fotografo, a sua colega de laboratório tem um fraco pelo seu alterego Homem Aranha, e como se não basta-se uma substancia Alieginea apodera-se de si. Isto tudo dá muita confusão num filme só. Pois dá, mas Sam Raimi constroi uma narrative que flui ao longo de 2 horas e meia com cenas de acção expetáculares (esqueçam a do Spider com o DR. Octopus no prédio no 2), e com históriasn que merecem ser contandas.
Dos aspectos técnicos já não val a pena fazer tanto alarido poque são dos melhores, quer efeitos especiais, guard- roupa (espetacular o fato negro do HA e o novo Green Goblin), a driecção artistica não fica a dever nada a ninguem tal como a Banda Sonora que é sem duvida uma das melhores do ano.

Outro destaque para o leque de actores: T. Maguire não faz por mais do que nos outros, não brilha mas está lá, seja ridiculo com o novo penteado durante a "fase negra", que acaba não sendo tao negra, seja nos desafios que a sua profissão impõe; Toper Grace (Venom) foi mal escolhido e desperdiçado, o talento do rapaz foi mal tratado, a sua personagem enjoa e o seu sub consciente chama Venom foi mal aporveitado para o filme (sim um ponto muito negativo), Venom mal aparece e quando o faz precisa de ajuda, não admira o seu final; Kirstin Dunst (M.J.) consegue estar mais mulherzinha e bem melhor que nos outros 2; Bryce Dallas Howard (Gwen Stacy) deslumbra com a sua beleza e sensualidade provando que nem todas as loiras são burras e que a Senhora da Água não é assim tão feia; J. K. Simmons (J. Jonah Jameson) é a personagem que faz sempre falta com o seu humor que põe a sala de cinema toda a rir nos melhores momentos; Thomas Haden Church (SandMan) resulta como actor e não como vilão até porque este não é mau o suficiente para tanto exagero nas sua aparecencias, outro ponto fraco; por fim a melhor (supresa) do filme - o EXCELENTE James Franco que parece ter nascido para o seu papel de Harry Osborn /Green Goblin II e traz a vida ao filme construindo assim a tal temáica da Amizade. James consegue ser aquele amigo que todos temos e que não o conseguimos magoar por mais que seja, é ele, a meu ver, a grande personagem chave desta obra.
Como o texto já vai longo, só chamo a atenção para Venom, personagem importante nas Bd que aqui, e ja referido, tem um papel insignificante com o actor que tambem não puxa por ele, ai o filme peca demasiado.


(o sempre excelente James Franco [Harry Osborn] )


Vejam, eu gostei, não importa o que leêm nas revistas o filme é BOM é o MELHOR dos 3, e se a saga fosse encerrada tinha sido da melhor forma com lágrimas que corriam durante os últimos minutos na sala, confesso que me senti atingido pela mensagem e tocou-me.
Um dos melhores do ano...e sinceramente não creio que os números de uns tais de Piratas serão suficientes para fazerem desse melhor filme que este.

1 comment:

Anonymous said...

Concordo com tudo o que disseste, e n tenho mais nd a acrescentar. Ta um filme excelente... Sem qualquer duvida o melhor dos 3. Qt á questao dos piratas n fazerem frente, talvez tenhas razao, mas vamos esperar para ver.
Bjs*