Friday, April 6, 2007

THIS...IS...SPARTA!!!- 300

(de frente Xerxes [Santoro], de costas Leónidas [Butler] )


Finalmente estreou um dos mais aguardados filmes do ano. Já o vi e valeu muito bem os pontos do meu cartão Catello Lopes.

Do mesmo criador dos Commics Sin City- Frank Miller- nasce 300. Uma epopeia visual e deslumbrante sobre as batalhas de Sparta, liderados pelo temivel Leónidas -Gerard Buttler (Lara Crof: Tomb Rraider- O Berço da Vida; O Fantasma da Ópera)-, contra os Persas, conduzidos pelo irreconhecivel mas deslumbrante Xerxes -Rodrigo Santoro (O Amor Acontece). E desde já aviso, para as meninas que pensam delirar com os musculos deste último a desiluzão vai ser grave porque os milhares de bombas ultizidas para fortalecer os musculos dos nossos guerreiros nao foram em demasia para Santoro.

O filme é relatado sem grandes valores morais, e não eram necessários, mas com uma vantajosa ajuda das mais novas (ou não, porque já tinham sido utilizadas em Sin City) técnicas de efeios especiais. As batalhas são impressionates tal como o grafismo que as acompanha. A montagem e direcção artista é de realçar como a melhor ate á data deste ano 2007- cheira-me a Oscar.

Contra a vontade dos Deuses e do Concelho Spartano, ou seja o que for, o rei Léonidas reune um exercito de 300 soldados, nascidos para lutar, vistos como prodigios e dignos de glorificar o seu povo, parte para a batalha contra o exurbante exercito Persa. Com as mais espetaculares tácticas de combate, ganham os seus dias a vencer batalhas contra este. Em Sparta ficou a rainha e o filho do rei, ainda criança. É esta a premissa para um espetacular filme que, e confesso, nao em tom de desilusão mas pelo facto de estar habituado a finais cor de rosa, obdece com rigor á BD original e merce ser relembrado pelo optimo trabalho de produçao. Santoro parece magnifico no seu papel mas de Butler esperava mais e ao mesmo tempo menos.

Vejam, o Zé aconselha, mas nao procurem lágrimas porque só terão sangue, e mais sangue, derramando por uma causa a que custumamos chamar Casa, ou Pátria...até se pode dizer- Familia ou Amor.





*Preparem-se para a Glória

3 comments:

Anonymous said...

"remember forever this day because it will be forever yours"
O filme é mesmo mto bom, muito sin city style com muito sangue e muita cabeça cortada. É de referir que o personagem Xerxes é cativante por ser um personagem dúbio e indefinido. Gostei!
Agora há uma diferença.. tu vais com pontos do Castelo Lopes.. mas eu como sou pimp vou com convite ás ante estreias! puntz! lol
boa crítica miudo *


Isa*

Anonymous said...

P.S. A ironia do Leónidas e a banda sonora do filme matam.me! E o fim n podia ser melhor... Ajoelha-se, Tira o Capacete e Larga a Arma.... para quê? VEJAM!!!!


Isa *

Anonymous said...

THIS IS SPARTAAAAAAA

Em agosto tou leonidas...
dÊ por onde der